Conheça 11 dicas de como tirar fotos de produtos para Instagram (2023)

Saber como tirar fotos de produtos para Instagram é uma boa forma de otimizar suas campanhas de marketing e garantir bons resultados, mesmo em caso de um investimento mais curto. Portanto, vale a pena caprichar nessa etapa de produção do seu conteúdo.

Imagens excelentes têm potencial para atrair as pessoas que visitam sua página e retê-las em seu perfil, além de conseguir boas métricas de engajamento.

Você já viu uma foto muito bem tirada em um local bonito e teve vontade de curtir e comentar? Pois bem, como essa rede social é visual, fotografias de qualidade são fundamentais.

Se deseja aprender mais sobre a relevância de boas imagens e como conseguir isso, vale a pena conferir este conteúdo. Nele, você vai ver os seguintes tópicos:

    Boa leitura!

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Qual a importância de ter boas fotos dos produtos no Instagram?

    Quem utiliza as redes sociais para fazer a divulgação de seus produtos deve prestar muita atenção à qualidade das fotos, principalmente no Instagram. Essa mídia tem características bem particulares e, desse modo, valoriza muito as imagens para distribuição dos conteúdos.

    (Video) 10 DICAS PARA FOTOGRAFIAS ESPECIAIS DE COMIDA COM O CELULAR

    Como seu perfil serve como uma vitrine aos usuários que o visitam, ter fotografias feias é análogo a organizar sua loja de maneira pouco atraente.

    Portanto, caprichar nas fotos é o mesmo que mostrar que sua empresa é profissional, oferece produtos de qualidade e está pronta para atender aos clientes de uma maneira encantadora.

    Dessa forma, se você quer aumentar suas receitas e vender muito por meio do Instagram é primordial ter imagens de extrema qualidade. Com isso, você apresenta sua marca ao mundo digital e tem tudo para alcançar resultados expressivos.

    Quais são as 11 dicas de como tirar fotos de produtos para Instagram?

    Agora que você já sabe o quão importante é tirar boas fotos para o perfil do seu negócio no Instagram, está na hora de partir para a prática, não é mesmo?

    Com o objetivo de lhe ajudar nessa tarefa, preparamos várias dicas que podem evidenciar o seu produto e maximizar os seus lucros. Confira!

    1. Valorize o produto

    O cenário no qual você está tirando a foto é muito importante, porém, quem deve ser o destaque da imagem é o seu produto. Ou seja, é fundamental criar contextos em que o item que você está oferecendo seja valorizado.

    Com isso em mente, é necessário investir em imagens bonitas e atrativas que conversem e destaquem o que você está vendendo. Assim, quando alguém chegar ao seu perfil vai entender quais são as suas ofertas e a qualidade delas.

    2. Use o fundo apropriado

    A composição do fundo é complementar ao produto que você oferece, porém, deve demonstrar o quão profissional é a sua empresa.

    Além disso, é necessário que o fundo tenha relação com o item oferecido para não parecer que algo caiu do céu ou que não pertence ao lugar que está.

    Uma opção muito utilizada para dar destaque à estrela principal da peça, ou seja, ao objeto que você está vendendo, é recorrer ao fundo branco. Ele serve para ressaltar as características e valorizar seu produto de forma natural. Dessa maneira, se está na dúvida em qual fundo usar, essa pode ser sua solução.

    3. Crie um contexto

    O Instagram é um espaço em que a interação e o engajamento são muito valorizados.

    Dessa forma, criar imagens com um contexto que ajude sua audiência e interagir é muito importante para conseguir alcançar bons resultados nessa rede social.

    Por exemplo, imagine que você vende itens de confeitaria. Então, criar uma foto em uma mesa de café da tarde e usar uma chamada para ação provocante pode ser uma ótima saída.

    Nesse momento, é importante utilizar a criatividade e recorrer aos recursos do Marketing Digital. Saber usar gatilhos mentais para gerar interesse dos seus seguidores também é uma ótima alternativa.

    (Video) COMO FAZER FOTOS LEGAIS PARA INSTAGRAM E BLOG

    4. Pense na mensagem da foto

    Criar boas mensagens e ter descrições atraentes em suas fotos também faz diferença no Marketing dessa rede social. Postar uma foto sem ter uma legenda é um erro que deve ser evitado.

    Você precisa gerar interação para que o Instagram distribua sua imagem e aumente o seu alcance. Assim, construir uma estratégia que combine as fotos com as descrições é fundamental.

    Portanto, pense em legendas criativas e divertidas, conte uma história que faça seus seguidores lembrarem de momentos especiais e faça uma chamada para ação para que compartilhem as experiências relacionadas aos posts.

    Isso vai fazer com que seu produto chegue para muito mais usuários e garantir o sucesso de suas campanhas.

    5. Tenha uma identidade visual clara

    Um ponto importante para fidelizar os clientes se refere a sua identidade visual. Quando se fala em Apple, Coca-Cola e Microsoft, por exemplo, você consegue imaginar imediatamente o logotipo da marca, suas cores e formatos.

    A ideia é reproduzir esse mesmo sentimento por meio de seu perfil no Instagram. Vale utilizar nos posts as cores principais da sua marca e reforçar a cartela de cores da empresa em cada postagem. Isso cria uma espécie de harmonia no perfil que é muito agradável de se ver.

    Tanto as fotos quanto as artes gráficas necessitam de um visual definido e alinhado com a proposta da empresa. Isso não significa que você precisa abrir mão da criatividade, apenas que vai adotar alguns padrões para melhorar o alinhamento dos posts com a identidade visual do seu negócio.

    6. Verifique as dimensões recomendadas pelo Instagram

    Apesar desse cuidado parecer algo técnico e complicado, é fundamental que cada tipo de conteúdo esteja alinhado com os padrões do Instagram. Isso evita que haja problemas de carregamento ou erros ao carregar as imagens, afetando sua qualidade e prejudicando o seu desempenho.

    O feed, que funciona como a vitrine do seu perfil, tem padrões com as proporções quadradas, com dimensão mínima de 800 x 800 pixels. Apesar dessa recomendação, a plataforma também aceita imagens horizontais ou verticais com dimensão 4:3.

    Entretanto, para as imagens widescreen, apesar dela aparecer inteira na barra de rolagem, ele fica levemente cortada no perfil. Esse tipo de corte também ocorre na proporção retrato, então vale a pena investir em imagens que já estão no formato aceito pela plataforma.

    Já para quem ama produzir conteúdos nos stories, a proporção adequada é 9:16, sendo que a dimensão mínima é 1080 x 1936 para que a foto não perca qualidade.

    Saber dessas regras permite que você crie as imagens de maneira planejada, no formato correto e não tenha problemas na hora de publicar o conteúdo.

    7. Faça carrosséis

    Uma métrica importante para o Instagram se refere ao tempo de permanência dos usuários em seu post. Por isso, criar mecanismos para que o leitor passe mais tempo em seu perfil, é fundamental para melhorar o engajamento e a distribuição do seu conteúdo na plataforma.

    (Video) Use a CÂMERA DO SEU IPHONE ao máximo! iPhone 11 e 11 Pro

    Os carrosséis — por conta de sua estrutura de conteúdo que liga várias imagens em torno de um mesmo tema — instigam a curiosidade do leitor e fazem com que ele permaneça até o final

    Como o Instagram permite carregar até 10 fotos de uma única vez, você pode fazer com que elas sejam relacionadas entre si, prendendo o leitor nesse fluxo.

    Como a passagem de uma imagem para a outra ocorre por meio de uma transição suave, é possível unir as fotos por formas, linhas e demais elementos, atraindo o leitor para as fotos seguintes.

    Separamos posts que podem lhe ajudar a vender ainda mais no Instagram! Confira mais sobre eles:

    • Quer aprender como vender nas redes sociais? Confira este post!
    • Deseja aumentar o número de seguidores, mas não sabe como? Este artigo pode ajudar!
    • Quer entender como contar histórias e engajar seu público no Instagram? Confira como fazer isso agora!

    8. Tenha um bom editor de imagens

    Na hora de pensar em como tirar fotos de produtos para vender, você deve considerar contar com bons editores de imagem. Isso vai ajudar você a garantir fotos mais profissionais. Para isso, você pode contar com plataformas como Fator e Canva.

    No entanto, se você quiser otimizar o seu tempo, poderá terceirizar esse serviço com profissionais freelancers, que poderão conceder aquele toque especial ao seu produto.

    Lembre-se de escolher as melhores fotos e também dar prioridade para aqueles produtos com maior potencial de venda.

    Além disso, é preciso ser criativo para chamar a atenção do usuário, logo, usar a imaginação e colocar a criatividade em prática é fundamental para colher os melhores resultados.

    9. Evite utilizar filtros

    Os filtros do Instagram configuram como os “queridinhos” do momento, mas a verdade é que você precisa tomar cuidado com eles. Isso porque esse é um recurso que pode ser utilizado para realçar as suas fotos em festa e confraternização com amigos, mas quando a questão são produtos, os usuários podem achar que você está mascarando defeitos, e é por isso que os filtros do Instagram devem ser evitados para o seu catálogo de produtos na plataforma e também no feed.

    Logo, a máxima “menos é mais” deve ser seguida, pois quanto mais claro e simples for a demonstração do seu produto (e isso não exclui a criatividade), maior será a credibilidade transmitida para o seu público-alvo.

    Mas, caso você considere que ele seja mesmo indispensável, é bom usá-lo com critério. Também vale lembrar que exagerar no tratamento das fotos também pode ser prejudicial para os negócios.

    10. Estabilidade

    Uma foto clara e objetiva é tudo o que o seu cliente precisa para analisar a possibilidade de compra. Por isso, é fundamental evitar a vibração ou movimento no momento de fotografar o produto. Além disso, fotos mais próximas também evitam que as imagens fiquem borradas.

    Nesse cenário, para garantir fotos profissionais para os seus produtos, é indicado que você mantenha a câmera totalmente fixa, e para isso você pode usar um tripé, mesmo que barato. Isso será suficiente para garantir uma maior estabilidade para as fotos dos produtos para Instagram, garantindo a nitidez das imagens.

    (Video) 12 DICAS INFALÍVEIS PARA CRESCER NO INSTAGRAM. Conheça as melhores técnicas para crescer o instagram

    11. Fotos em Escala

    Para ajudar os seus clientes a reconhecerem as imagens dos seus produtos, é importante estar atento à escala das fotos.

    Além de contar com a ajuda da edição de imagens e fazer os ajustes necessários no equipamento, ainda é preciso estar atento ao tamanho das imagens para Instagram, que é de:

    • Imagem quadrada do feed: 1080 x 1080 px
    • Imagem horizontal do feed: 1080 x 566 px (altura mínima)
    • Imagem vertical do feed: 1080 x 1350 px (altura máxima)

    Para que as imagens fiquem ainda melhores, você pode apostar na produção de fotografia. Para tanto, é possível fotografar os produtos perto de algum item que ajude as pessoas a relacioná-lo com a utilidade dele no dia a dia delas. Roupas, por exemplo, podem receber acessórios no corpo da modelo para realçar as peças de vestimenta, e vice-versa.

    Caso o seu produto seja utensílios para casa, pode criar um ambiente doméstico onde ele melhor “converse” e se destaque. Com isso, os seus potenciais clientes terão a oportunidade de ter uma ideia da dimensão real e dos detalhes das mercadorias.

    Quais são os benefícios de tirar boas fotos?

    Ao implementar as dicas que deixamos acima, sua empresa vai ter um perfil no Instagram realmente atraente.

    Assim, é possível colher diversos benefícios e garantir o sucesso de suas campanhas de Marketing. Se deseja saber quais são essas vantagens, observe mais abaixo!

    Garante uma vitrine atrativa

    O perfil da empresa no Instagram pode ser visto como uma vitrine da loja. Assim, caprichar nas fotos é uma excelente forma de garantir boa exposição de seus produtos e, consequentemente, gerar resultados melhores e aumentar as vendas.

    Atrai novos clientes

    Com boas fotos, os usuários que visitam a sua página podem ficar encantados e, desse modo, começar a seguir suas redes e acompanhar de perto suas ofertas.

    A partir disso, as chances de fazer negócio com essas pessoas é muito grande. Portanto, vale a pena caprichar nas imagens.

    Mostra profissionalismo

    Ter boas fotos é um excelente modo de demonstrar que sua empresa é séria e preza pela qualidade do que oferece. Já imagens com poucos atributos podem transparecer desleixo e, com isso, espantar os clientes e reduzir as vendas.

    Viu como tirar fotos de produtos para Instagram pode ser mais simples do que você imaginava?

    Ao adotar as estratégias listadas neste post, é possível transformar um perfil amador em uma ferramenta profissional para a captação de clientes e divulgação do seu negócio.

    Quer saber como aumentar sua base de clientes no digital? Então continue com sua visita ao blog e conheça as 8 ações de marketing no Instagram para implantar no seu!

    (Video) ATIVE ISSO AGORA! E tire fotos bem melhores com seu celular (smartphone)!

    Videos

    1. CONFIGURE CORRETAMENTE a câmera do IPHONE! Tire fotos MELHORES! Qualquer iphone.
    (Dudu Rocha)
    2. Como Aumentar o Engajamento no Instagram? | 5 SEGREDOS para VENDER MAIS
    (Caroline Manchini)
    3. Como fazer fotos de bijouterias e semi jóias para postar no Instagram - Conheça o Foldio
    (Ana Tex)
    4. MELHOR Horário para Postar no Instagram (TUTORIAL PRÁTICO)
    (Ecommerce na Prática)
    5. Como fazer a loja ficar conhecida em 2022
    (Arq. Viviane Giron - Studio VINTI VM)
    6. Como Postar no Instagram Sem Perder Qualidade - Reels, Stories, Vídeos ATUALIZADO 2022
    (Mochila Cheia)
    Top Articles
    Latest Posts
    Article information

    Author: The Hon. Margery Christiansen

    Last Updated: 02/05/2023

    Views: 6249

    Rating: 5 / 5 (50 voted)

    Reviews: 89% of readers found this page helpful

    Author information

    Name: The Hon. Margery Christiansen

    Birthday: 2000-07-07

    Address: 5050 Breitenberg Knoll, New Robert, MI 45409

    Phone: +2556892639372

    Job: Investor Mining Engineer

    Hobby: Sketching, Cosplaying, Glassblowing, Genealogy, Crocheting, Archery, Skateboarding

    Introduction: My name is The Hon. Margery Christiansen, I am a bright, adorable, precious, inexpensive, gorgeous, comfortable, happy person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.