Ortografia Oficial: como acertar qualquer questão no seu concurso! - Segredos de Concurso (2023)

Ortografia Oficial: como acertar qualquer questão no seu concurso! - Segredos de Concurso (1)

Ortografia Oficial é um assunto muito presente em conteúdos programáticos de diversos concursos Brasil afora. Por isso resolvi trazer um artigo completo sobre o tema, que gera muitas dúvidas e curiosidades entre os candidatos que estudam Português no conteúdo programático de um Concurso.

Veja alguns dos concursos em que Ortografia Oficial está presente:

  • Concurso do INSS
  • Concurso da PRF e PF
  • Concursos Jurídicos (TJ, TRE, TRT, TRF)
  • Concursos policiais (Guardas Municipais, Polícias Militares e Civis)
  • Concursos de Prefeitura
  • Outros

É isso mesmo… Praticamente não importa qual concurso você faça, conhecer a Ortografia Oficial é uma necessidade urgente!

Costumo dizer o seguinte: aprenda Língua Portuguesa, depois comece a estudar para concurso. E para aprender a Língua Portuguesa, aprender a Ortografia Oficial é uma prioridade. É isso que vamos fazer agora, juntos, aqui no Segredos de Concurso.

😉

O que é Ortografia Oficial

Ortografia Oficial: como acertar qualquer questão no seu concurso! - Segredos de Concurso (2)

Ortografia Oficial, ou simplesmente Ortografia, é a parte da nossa gramática que se dedica a estudar a escrita correta das palavras.

Vamos para a origem dos componentes do termo “Ortografia”:

  • Orthos –palavra grega que exprime a idéia de direito, reto, exato.
  • Graphia– palavra latina que significa “escrever”.

Sendo assim, praticar Ortografia é escrever corretamente, conhecer as regras gramaticais que tornam a escrita de acordo com as regras da Língua Portuguesa, em nosso caso.

Quando falamos de “Ortografia Oficial” estamos nos referindo à Ortografia definida oficialmente no Brasil como a correta.

Alfabeto, consoantes e vogais

Ortografia Oficial: como acertar qualquer questão no seu concurso! - Segredos de Concurso (3)

Essa é uma parte bem simples, mas gostaria de falar um pouco.

Lembre-se que uma das bases de qualquer língua, inclusive a Língua Portuguesa, é o alfabeto, onde estão definidos quais os sinais gráficos e quais os sons que cada sinal representa.

O alfabeto é formado pelas vogais (A, E, I, O, U) e pelas consoantes (B, C, D, F, G…).

Uma curiosidade sobre a classificação de vogais e consoantes se refere ao uso das letras Y, K e W.

Quando utilizá-las no Português? Vejo muito concurseiro errando questões com pegadinhas desse tipo. Mas a partir de agora você não erra mais. Veja as duas possibilidades para a utilização dessas letras:

  1. Na transcrição de nomes próprios estrangeiros e de seus derivados portugueses: Katy Perry, Nova York, Disney World, etc.

  2. Nas abreviaturas e símbolos de uso internacional: Kg (quilograma), W (Watt), Km (quilômetro), etc.

Se na parte de Ortografia Oficial do seu concurso for perguntado se qualquer substantivo comum (iogurte, ilha, vale, cabelo, cansaço) pode ser escrito com Y, K ou W não faça a besteira de escrever que sim.

Y, K e W só para abreviaturas e nomes próprios!

Os acentos

Ortografia Oficial: como acertar qualquer questão no seu concurso! - Segredos de Concurso (4)

Quem nunca teve dúvida se uma palavra admite ou não acento? Esse é um dos principais erros nas questões de Ortografia Oficial dos diversos concursos. Para entendermos melhor sobre acentuação, é melhor saber para que serve a acentuação.

De maneira geral, a acentuação serve para modificar o som de alguma letra, fazendo com que palavras de escrita semelhante tenham leituras diferentes e, portanto, significados diferentes. Assim, o acento é utilizado para diferenciar SECRETÁRIA de SECRETARIA. BABA e BABÁ. MAGOA e MÁGOA.

Sem os acentos, essas diferenciações não poderiam ser feitas.

De maneira geral, podemos definir os acentos da seguinte forma:

  • ACENTO AGUDO:é representado por um traço voltado para a direita. É colocado sobre as vogais indicando que a sílaba onde ele está é tônica (tem o som mais forte). O acento agudo faz com que a vogal seja pronunciada de forma aberta. Exemplos: maré, jacaré, tórax, célebre.
  • TIL:o til é representado por um traço sinuoso (um “S” deitado). Ele torna nasal o som das letras A e O. Exemplos: canhão, interpõe, barão, constituição, leões.
  • ACENTO CIRCUNFLEXO:é representado pelo famoso “chapéu” em cima das vogais A, O e E. O acento circunflexo indica que a vogal deve ser pronunciada de forma fechada. Exemplos: judô, bônus, ângulo, acadêmico.
  • ACENTO GRAVE: o acento grave é semelhante ao agudo, só que virado para o lado esquerdo. Ele indica a ocorrência de crase. Mas sobre isso vamos falar mais adiante, de maneira mais aprofundada. Por enquanto, basta saber que o acento existe.

Você sabe utilizar os acentos adequadamente? Uma dica é falar a palavra mentalmente e tentar verificar se o som está de acordo com o significado e com o que está escrito.

Recapitulando: o acento agudo deixa o som da vogal mais aberto. O til faz com que o som fique anasalado. O circunflexo faz com que o som fique fechado.

Esse é outro tópico frequentemente cobrado no conteúdo de ortografia oficial.

Palavras homônimas e parônimas: fique atento a estas pegadinhas!

Ortografia Oficial: como acertar qualquer questão no seu concurso! - Segredos de Concurso (5)

(Video) Macetes de Ortografia para Concursos Públicos | Português - Sidney Martins

É importante você estar atento dois conceitos importantíssimo, que tem feito muita gente boa cair em cascas de banana nas questões de Ortografia Oficial. Você já ouviu falar em palavras parônimas e homônimas? Entenda:

  • PARÔNIMAS são palavras com pronúncia e grafia semelhantes mas significado diferente. Exemplos: deferir (acatar) e diferir (adiar); tráfico (comércio) e tráfego (trânsito); flagrante (evidente) e fragrante (aromático).
  • HOMÔNIMAS são palavras que possuem a mesma pronúncia, mas significado diferente. Exemplos: conserto (correção) e concerto (apresentação); são (do verbo ser e sadio); ser (verbo e substantivo).

Como gera muita confusão, esse é um tema bastante cobrado em questões de concurso. Fique atento a ele.

A partir de agora vou abordar diretamente dúvidas comuns entre candidatos que têm dificuldade em Ortografia Oficial. É hora de aprender, na prática, como escrever corretamente.

Antes disso, quero lhe pedir para deixar um comentário dizendo o que está achando deste artigo. Sua opinião é fundamental para continuar publicando aqui.

😉

Mal e Mau

Ortografia Oficial: como acertar qualquer questão no seu concurso! - Segredos de Concurso (6)

Essa é uma das grandes dúvidas de quem escreve: devemos escrever “MAU” ou “MAL”?

Acho essa uma questão bem fácil de entender. “Mal” é o oposto de bem, e “mau” é o oposto de bom.

“Mal” será substantivo, quando estiver acompanhado de artigo ou pronome.

Exemplo: Preciso me curar desse mal.

“Mal” será advérbio quando modificar um verbo ou um adjetivo.

Exemplo: Mal me olhou e foi embora.

Já a palavra “mau” exerce sempre a função de adjetivo.

Exemplo: Você é um homem mau.

Para não errar, basta substituir “mau” ou “mal” por “bom” ou “bem”, e assim confirmar o correto uso gramatical da palavra.

Uso dos Porquês

Ortografia Oficial: como acertar qualquer questão no seu concurso! - Segredos de Concurso (7)

Esse é outro grande dilema entre os candidatos a concurso público: como saber o correto uso dos porquês?

Aqui vai o esclarecimento definitivo dessa questão.

  • Porque (junto e sem acento) – o “porque” é uma conjunção explicativa. É um substituto da palavra “pois”. Então, quando couber essa substituição pode errar sem medo o “porque” junto e sem acento. Exemplo: eu estou gripado porquetomei suco gelado.
  • Por que (separado e sem acento) – o “por que” é utilizado no início de perguntas, ou como substituto de “o motivo pelo qual”. Exemplo (pergunta): por que você foi para o bar?. Outro exemplo (motivo pelo qual): ninguém explicou por que nós brigamos.
  • Porquê (junto e com acento)– “porquê” nada mais é que um substantivo. Ele vem acompanhado de artigo, numeral, adjetivo ou pronome. Exemplo: ainda me pergunto o porquê desta multa.
  • Por quê (separado e com acento)– É usado no final de frases interrogativas. Exemplo: você deixou o livro no armário por quê?

Simplificando:

PORQUE – substitui por pois.

POR QUE – início de pergunta ou substitui por motivo pelo qual.

PORQUÊ – substantivo.

POR QUÊ – final de pergunta.

E aí, alguma dúvida?

Uso do X e CH

Ortografia Oficial: como acertar qualquer questão no seu concurso! - Segredos de Concurso (8)

Uma das dificuldades no aprendizado da Língua Portuguesa diz respeito à quantidade de exceções existentes em relação a determinadas regras. O uso do “x” e do “ch”, por exemplo, traz essa dificuldade para os candidatos.

Mas podemos, de maneira geral, apontar as seguintes circunstâncias para o uso ou não uso dessas estruturas na ortografia oficial:

  • Costuma-se utilizar o “X” depois da sílaba inicial “me”. Exemplo: mexendo e mexicano.
  • Costuma-se utilizar o “X” depois da sílaba inicial “en”. Exemplo: enxergar e enxugar.
  • Costuma-se utilizar o “X” depois de ditongos. Exemplo: caixa, abaixar.
  • Costuma-se utilizar o “X” em palavras de origem indígena e africana. Exemplo: orixá e abacaxi.

Esses são os casos básicos onde você deverá usar o “x” no lugar do “ch”. Mas minha sugestão é que você leia muito e assimile a grafia das palavras independentemente das regras. Vai lhe ajudar muito mais na sua prova.

Uso da crase

Ortografia Oficial: como acertar qualquer questão no seu concurso! - Segredos de Concurso (9)

(Video) Exercícios de Ortografia [Prof Noslen]

Quem nunca se viu em dúvida na utilização da crase em um texto? Vamos sanar agora as dúvidas que você tem em relação a isso.

Antes de qualquer coisa você precisa saber que crase é a junção da preposição “a” com o artigo “a”. Ela é marcada com o uso do acento grave (`) na letra “a”.

Para saber se devemos ou não usar a crase devemos analisar a palavra que vem antes e a palavra que vem depois do “a”. Veja a frase:

Eu fui à escola

Nesse caso, o verbo “fui” exige uma preposição “a”. Já o substantivo “escola” exige um artigo “a”.

Para tirar a prova, basta substituir por uma palavra masculina. Se a frase fosse “Eu fui ao teatro” teríamos a preposição “a” mais o artigo “o”. Como não existe a palavra “aa”, usa-se a crase para designar essa junção entre a preposição e o artigo.

A crase também pode ser utilizada como a fusão das preposições “aquele” ou “aquela” com o artigo “a”. Exemplo: devemos tudo àqueles homens.

O professor Pasquale, um dos grandes mestres da Língua Portuguesa, deu uma entrevista interessante à BBC Brasil dizendo como identificarmos o correto uso da crase:

Pasquale dá o exemplo da clássica canção “Você já foi à Bahia?”, de Dorival Caymmi.

“Se você foi, você foi a algum lugar. O verbo ‘ir’ – ‘você foi’, verbo ‘ir’ -, no português tradicional, rege a preposição “a”. Ir a algum lugar”, explica.

E que lugar é esse? No exemplo dado, é a Bahia.

“Bahia é um substantivo que dá nome a lugar e pede artigo”, disse Pasquale.

Ele mostra formas simples de perceber isso: “’Eu moro na Bahia’ – o que é ‘na’? Não é ‘em’ mais ‘a’? ‘Eu acabei de chegar da Bahia’. O que é ‘da’? ‘De’ mais ‘a’. É fácil perceber que Bahia pede artigo.”

Neste caso, ocorre a crase – a fusão – entre duas vogais: a preposição “a”, que sucede o verbo ir, se junta com artigo “a”, que antecede o substantivo feminino Bahia, ocorrendo o acento grave.

O resultado é: “Você já foi à Bahia?” – o significa a mesma coisa que “Você já foi para a Bahia?”.

Mas se a pergunta fosse sobre Santa Catarina – “Você já foi a Santa Catarina?” -, não haveria fusão, já que Santa Catarina não pede artigo – diz-se “Eu moro em Santa Catarina” e não “Eu moro na Santa Catarina”.

“Moral da história, esse ‘a’ de ‘Você já foi a Santa Catarina?’ não passa de uma preposição que não se fundiu com nada”, explica Pasquale. “Esse ‘a’ não receberá acento por uma razão muito simples: não houve fusão.”

Pasquale Cipro Neto

Ainda tem dúvida? Veja a explicação dele em um vídeo de apenas 2 minutinhos:

Uso de S ou Z

Ortografia Oficial: como acertar qualquer questão no seu concurso! - Segredos de Concurso (10)

Outra pedra no sapato é a confusão que muitos de nós fazemos quando vamos utilizar as letras “s” e “z”.

Aqui vão algumas regrinhas:

  • Utiliza-se o “s” nas palavras derivadas de outras que já apresentam “s”no radical. Exemplo: análise/analisar, casa/casinha/casarão.
  • Utiliza-se o “s” nos sufixos “ês” e“esa”, ao indicarem nacionalidade, título ou origem. Exemplo: portuguesa, milanesa, burguesia.
  • Utiliza-se o “s” nos sufixos formadores de adjetivosense”, “oso” e“osa”. Exemplo: gostoso, catarinense, populoso, amorosa.
  • Utiliza-se o “s” nos sufixos “ese”, “isa”, “ose”. Exemplo: catequese, glicose, poetisa.

A dúvida em torno do emprego do “s” ou do “z” novamente pode ser melhor compreendido a partir de uma boa dose de leitura. Existem muitas regras, com muitas exceções, inviabilizando um conhecimento sistemático e seguro.

Uso de C, Ç, S ou SS

Ortografia Oficial: como acertar qualquer questão no seu concurso! - Segredos de Concurso (11)

Outro ponto um tanto confuso da Ortografia Oficial é essa parte de uso de c, ç, s ou ss. Para começar, veja o vídeo a seguir, do professor Sérgio Nogueira. Só 2 minutinhos:

Aqui vai uma dica genial para quando você estiver no dilema de escrever “s” ou “ss”: nas palavras em que empregamos apenas um “s”, ele aparece entre uma vogal e uma consoante. Exemplo: diversão, ofensa.

Quando estamos falando de dois “ss”, eles vêm entre duas vogais. Exemplo: processo, passivo.

😉

(Video) Interpretação de Textos para Concursos: 7 Dicas p/ nunca mais errar questões (comprovado)

Uso de J e G

Ortografia Oficial: como acertar qualquer questão no seu concurso! - Segredos de Concurso (12)

Vamos a outro ponto bem difícil de definir todas as regras, mas que podemos facilitar um pouco: o uso de “j” e “g”.

  • Usa-se “j” nas palavras de origem árabe, indígena, africana ou exótica. Exemplo: jiboia e acarajé.
  • Usa-se “j” nos verbos terminados em “jar” ou “jear”. Exemplo: sujar e gorjear.
  • Usa-se “j” na terminação “aje”. Exemplo: laje, traje.

Aqui reafirmo o que disse antes: a leitura irá lhe ajudar a avançar no reconhecimento da correta escrita da maioria das palavras.

A melhor forma de aprender Ortografia Oficial

Ortografia Oficial: como acertar qualquer questão no seu concurso! - Segredos de Concurso (13)

Por mais que você tente, dificilmente irá memorizar as centenas de regras da Língua Portuguesa (uma das mais difíceis do mundo).

A melhor forma de aprender a Ortografia Oficial é, realmente, cultivar o hábito da leitura. Assim você vai assimilando a escrita das palavras no automático, nos contextos em que elas são empregadas.

Ter um vocabulário amplo irá lhe ajudar muito a acertar questões que lhe perguntem sobre o verdadeiro uso das palavras na prova do seu concurso.

Não importa o que você leia, o importante é ler! Mas se você quer dicas de leituras “fortes”, ou seja, que irão lhe desafiar e tornar você um craque em ortografia, tenho as dicas a seguir – livros completamente gratuitos de literatura brasileira:

Esses são clássicos da Língua Portuguesa, que farão toda a diferença para você! Se quiser ficar fora da média, vale a pena enfrentar esses clássicos!

Como saber a escrita correta de uma palavra?

Ortografia Oficial: como acertar qualquer questão no seu concurso! - Segredos de Concurso (14)

Mesmo sendo um bom leitor sempre bate aquela dúvida sobre a correta escrita de uma palavra. Como saber exatamente se a ortografia de uma palavra está de acordo com as normas?

Existe uma ferramenta pouco conhecida chamada “Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa”, o VOLP, da Academia Brasileira de Letras, que resolverá seu problema de conferência sobre a escrita de qualquer palavra.

O VOLPcontém 381.000 verbetes, as respectivas classificações gramaticais e outras informações conforme descrito noAcordo Ortográfico.

Basta escrever a palavra e ele descreve a estrutura da escrita.

Quer mais notícias boas? Primeiro: oVOLP está disponível em aplicativo para celular – Android e iOS. Segundo: também é possível mandar sua dúvida para a Academia Brasileira de Letras.

Qualquer pergunta sobre ortografia ou outra área da língua portuguesa pode ser respondida por eles. Veja aqui ABL Responde!

Fantástico!

O Novo Acordo Ortográfico

Ortografia Oficial: como acertar qualquer questão no seu concurso! - Segredos de Concurso (15)

Embora já esteja em vigor desde 2016, ainda tem muita gente sem saber direito o que significa e o que mudou com o mais recente Acordo Ortográfico, que mudou regras da nossa Ortografia Oficial. Veja aqui as regras de maneira objetiva e simples:

Mudança no alfabeto

  • Antes:A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z
  • Depois:A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Na prática, as letras “k”, “w” e “y” são usadas em várias situações, como na escrita de símbolos de unidades de medida (Ex.: km, kg) e de palavras e nomes estrangeiros (Ex.: show, William).

Uso do trema

Não se usa mais o trema, exceto em nomes próprios estrangeiros ou derivados, como por exemplo: Müller, mülleriano, Hübner, hüberiano etc.

  • Antes: cinqüenta, freqüente
  • Depois: cinquenta, frequente

Acentuação

Perdem o acento os ditongos abertos “éi” e “ói” das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).

  • Antes: assembléia, jóia
  • Depois: assembleia, joia

Perdem o acento o “i” e o “u” tônicos nas palavras paroxítonas, quando eles vierem depois de ditongo.

  • Antes: feiúra, Bocaiúva
  • Depois: feiura, Bocaiuva

Perdem o acento as palavras terminadas em êem e ôo(s).

  • Antes: abençôo,lêem
  • Depois: abençoo,leem

Perdem o acento diferencial as duplas: pára/para, péla(s)/ pela(s), pólo(s)/polo(s), pêlo(s)/pelo(s), pêra/pera.

  • Antes:Ele foi ao Pólo Norte.
  • Depois: Ele foi ao Polo Norte.

Atenção: Permanece o acento diferencial:

  1. Nas duplas: – pôde/pode Ex.: Ontem, ele não pôde sair mais cedo, mas hoje ele pode. – pôr/por Ex.: Vou pôr o livro na estante que foi feita por mim.
  2. No plural dos verbos ter e vir, assim como das correspondentes formas compostas (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir etc.). Ex.: Ele tem dois carros. / Eles têm dois carros.

Obs: É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Ex.: Qual é a forma da fôrma do bolo? O circunflexo sai da palavra côa (do verbo coar).

Perde o acento o u tônico das formas verbais rizotônicas (com acento na raiz) nos grupos que e qui/gue e gui.

  • Antes: ele argúi
  • Depois: ele argui

Hífen

Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com as letras r ou s, que serão duplicadas.

  • Antes:auto-retrato e anti-social
  • Depois: antissocial e autorretrato

Atenção: Mantém-se o hífen quando os prefixos hiper, inter e super se ligam a elementos iniciados por r. Ex.: hiper-requisitado; inter-regional; super-resistente.

(Video) COMO ACERTAR 95% DAS QUESTÕES DE PORTUGUÊS [Pablo Jamilk]

Usa-se o hífen quando o prefixo termina com a mesma vogal que inicia o segundo elemento.

  • Antes:antiinflamatório
  • Depois: anti-inflamatório

Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da que inicia o segundo elemento.

  • Antes:auto-escola
  • Depois:autoescola

Atenção: Não se usa o hífen com o prefixo co, ainda que o segundo elemento comece pela vogal o. Ex.: coocupante, cooptar.

Não se usa hífen em palavras compostas que, pelo uso, passaram a formar uma unidade.

  • Antes:manda-chuva
  • Depois:mandachuva

Quer um guia de bolso sobre o Novo Acordo Ortográfico? Baixe aqui!

5 questões de Ortografia Oficial

Ortografia Oficial: como acertar qualquer questão no seu concurso! - Segredos de Concurso (16)

Sempre que possível trago aqui no Segredos de Concurso questões de concursos para que você possa treinar à vontade e perceber como os concursos cobram determinados assuntos. É o que vamos fazer agora com o conteúdo de Ortografia Oficial.

Vamos lá!

Questão 01: Vunesp/2017 – TJ-SP

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas, considerando-se as regras de acentuação da língua padrão.

a) Remígio era homem de carater, o que surpreendeu D. Firmina, que aceitou o matrimônio de sua filha.
b) O consôlo de Fadinha foi ver que Remígio queria desposa-la apesar de sua beleza ter ido embora depois da doença.
c) Com a saúde de Fadinha comprometida, Remígio não conseguia se recompôr e viver tranquilo.
d) Com o triúnfo do bem sobre o mal, Fadinha se recuperou, Remígio resolveu pedí-la em casamento.
e) Fadinha não tinha mágoa por não ser mais tão bela; agora, interessava-lhe viver no paraíso com Remígio.

RESPOSTA CERTA: letra E

Questão 02: Cosepe/2017 – UFJF

Tendo em vista a ortografia oficial de Língua Portuguesa, assinale a alternativa em que o emprego do hífen está INCORRETO:

a) Porta-retrato.
b) Micro-ondas.
c) Conta-corrente.
d) Auto-retrato.
e) Cor-de-rosa.

RESPOSTA CERTA: letra D

Questão 03: FGV/2017 – ALERJ

O vocábulo abaixo que contraria as novas regras ortográficas é:

a)herói;
b)anti-inflacionário;
c)co-réu;
d)minissaia;
e)hiperinflação.

RESPOSTA CERTA: letra C

Questão 04: Instituto AOCP/2017 – EBSERH

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão adequadamente grafadas.

a)Silhueta, entretenimento, autoestima.
b)Rítimo, silueta, cérebro, entretenimento.
c)Altoestima, entreterimento, memorização, silhueta.
d)Célebro, ansiedade, auto-estima, ritmo.
e)Memorização, anciedade, cérebro, ritmo.

RESPOSTA CERTA: letra A

Questão 05: Alternative Concursos/2016 – Câmara de Bandeirantes-SC

Algumas palavras são usadas no nosso cotidiano de forma incorreta, ou seja, estão em desacordo com a norma culta padrão. Todas as alternativas abaixo apresentam palavras escritas erroneamente, exceto em:

a) Na bandeija estavam as xícaras antigas da vovó.
b) É um privilégio estar aqui hoje.
c) Fiz a sombrancelha no salão novo da cidade.
d) A criança estava com desinteria.
e) O bebedoro da escola estava estragado.

RESPOSTA CERTA: B

Finalizando com bom humor…

Pra terminar este artigo, sugiro que você assista ao vídeo a seguir, para dar um pouco de risada e aprender mais algumas regrinhas básicas de Ortografia Oficial:

O que aprendemos neste artigo…

Ufa!

Hoje aprendemos em detalhes o conteúdo de Ortografia Oficial, um dos assuntos que mais gera dificuldade entre os concurseiros nas provas de Língua Portuguesa.

Vimos em detalhes o que significa Ortografia Oficial e regras básicas da correta grafia das palavras. Também vimos o que diz o novo acordo ortográfico, e algumas questões para perceber como as bancas cobram o assunto em suas provas.

Agora preciso de você!

Gostaria muito de contar com a sua ajuda, deixando um comentário no final deste artigo. Pra mim é fundamental a sua participação!

Deixe dúvidas, sugestões e críticas. Ao ouvir suas dicas, poderei melhorar o conteúdo aqui no blog.

(Video) CONCURSO PRF 03 - ACENTUAÇÃO GRÁFICA - DOMÍNIO DA ORTOGRAFIA OFICIAL PARA O CESPE

Leio cada comentário e respondo na primeira oportunidade que surge.

Até a próxima!

😉

FAQs

Como dominar a ortografia oficial? ›

A melhor forma de aprender a Ortografia Oficial é, realmente, cultivar o hábito da leitura. Assim você vai assimilando a escrita das palavras no automático, nos contextos em que elas são empregadas.

O que cai em ortografia oficial? ›

A ortografia oficial da Língua Portuguesa é a parte da gramática que tem a finalidade de estudar a forma correta de escrever as palavras. Para isso, são observados os padrões, regras e o uso correto dos sinais de pontuação e acentuação. A palavra grega orthos faz referência a ideia daquilo que é reto, exato e direito.

O que é ortografia oficial para concurso? ›

Ortografia Oficial, ou simplesmente Ortografia, é a parte da nossa gramática que se dedica a estudar a escrita correta das palavras. Vamos para a origem dos componentes do termo “Ortografia”: Orthos – palavra grega que exprime a idéia de direito, reto, exato. Graphia – palavra latina que significa “escrever”.

Como estudar a nova ortografia? ›

Leva acento as palavras oxítonas terminadas em a, e, o, seguidas ou não de s , em, ens. Ex:cajá, café, jacaré, cipó, também, parabéns. Ditongos abertos (ei, oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonas. Regra antiga: Assembléia, platéia, idéia, colméia, boléia, panaceia.

Como justificar a acentuação de uma palavra? ›

São acentuadas as palavras oxítonas terminadas nas vogais tônicas fechadas grafadas -e ou -o, seguidas ou não de -s. As formas verbais oxítonas, quando conjugadas com os pronomes clíticos -lo(s) ou -la(s) terminadas com as vogais tônicas fechadas -e ou -o após a perda da consoantes final -r, -s ou -z, são acentuadas.

Quais são os quatro tipos de porquês? ›

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas.

Como decorar ortografia? ›

Leia sempre: ler além de ajudara estimular a memória também vai te ajudar á decorar de forma mais visual as regras de gramática. Quando estiver lendo um livro, tente durante a leitura perceber como estão sendo utilizadas as regras, perceba também a escrita correta das palavras.

Como identificar classe de palavras? ›

Existem as classes:
  1. Variáveis: admitem flexão, ou seja, podem variar em gênero, número e grau. Ex.: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral e verbo.
  2. Invariáveis: NÃO admitem flexão, ou seja, não variam em gênero, número ou grau. Ex.: palavra denotativa, preposição, conjunção, interjeição.
31 Aug 2020

O que é ortografia e exemplos? ›

A ortografia é a parte da Gramática que se preocupa com o uso correto de letras e sinais gráficos na escrita de um idioma. No português, a forma de escrever certas palavras, muitas vezes, está associada a questões etimológicas ou históricas. Em outros casos, há regras, como, por exemplo, para o uso de “s”, “z” e “x”.

O que é significação das palavras? ›

O significado das palavras é estudado pela semântica, a parte da gramática que estuda não só o sentido das palavras como as relações de sentido que as palavras estabelecem entre si: relações de sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia,...

Como escrever quanto? ›

Em quanto é uma expressão formada pela junção da preposição em com o pronome quanto. Pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esse tipo de expressão é utilizado para arguir informações sobre quantidade, intensidade ou preço.

O que é o acento gráfico? ›

Acento gráfico: é a marca gráfica (acento agudo, acento grave e acento circunflexo) empregada com o objetivo de registrar o timbre aberto ou fechado de determinadas vogais, a junção de preposição e artigo/pronome demonstrativo e/ou a posição do acento tônico em algumas palavras.

O que é significação das palavras? ›

O significado das palavras é estudado pela semântica, a parte da gramática que estuda não só o sentido das palavras como as relações de sentido que as palavras estabelecem entre si: relações de sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia,...

Como escrever quanto? ›

Em quanto é uma expressão formada pela junção da preposição em com o pronome quanto. Pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esse tipo de expressão é utilizado para arguir informações sobre quantidade, intensidade ou preço.

O que é o acento gráfico? ›

Acento gráfico: é a marca gráfica (acento agudo, acento grave e acento circunflexo) empregada com o objetivo de registrar o timbre aberto ou fechado de determinadas vogais, a junção de preposição e artigo/pronome demonstrativo e/ou a posição do acento tônico em algumas palavras.

Porque por quê ou porquê? ›

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

Videos

1. Como acertar questões de Português na banca FCC
(Priscila Sertek)
2. #001 | Maratona Português para Concursos 2022 - Ortografia - Sidney Martins
(Português com SIDOKA - Sidney Martins)
3. Como acertar 90% das questões em concurso públicos
(Português Sensacional)
4. ORTOGRAFIA: Banca IBAM (Correção de questões de provas anteriores)
(Prof. Carlos Amorim)
5. Imersão de Português: Ortografia, Acentuação e Crase
(Estratégia Concursos)
6. ACENTUAÇÃO - Nova ortografia | Português para Concursos
(Técnicas para Concursos)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Reed Wilderman

Last Updated: 03/22/2023

Views: 5607

Rating: 4.1 / 5 (52 voted)

Reviews: 91% of readers found this page helpful

Author information

Name: Reed Wilderman

Birthday: 1992-06-14

Address: 998 Estell Village, Lake Oscarberg, SD 48713-6877

Phone: +21813267449721

Job: Technology Engineer

Hobby: Swimming, Do it yourself, Beekeeping, Lapidary, Cosplaying, Hiking, Graffiti

Introduction: My name is Reed Wilderman, I am a faithful, bright, lucky, adventurous, lively, rich, vast person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.